sábado, 11 de novembro de 2023

Pina e Pinato e o Enem 2023: Uma História de Conhecimento e Reflexão

 

Pina e Pinato. Eduardo Fernando Silva Pereira. Criador dos Personagens, ENEM 2023.
Imagem de Eduardo Fernando

Olá, queridos leitores! Hoje eu vou contar para vocês uma história incrível sobre dois seres muito especiais: Pina e Pinato. Eles são dois pedaços de um meteoro que caiu na terra há muito tempo, e que ganharam vida e poderes mágicos. Eles vivem em uma reserva natural no Brasil, onde cuidam da natureza e dos animais. Eles também adoram viajar pelo mundo, e conhecer novos lugares e culturas.

Um dia, eles decidiram fazer o Enem 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Eles queriam testar seus conhecimentos, e aprender mais sobre os temas que são cobrados na prova. Eles se inscreveram pela internet, e escolheram um local de aplicação perto da reserva onde moravam. Eles estudaram muito, e se prepararam para os dois dias de exame.

No primeiro dia, eles fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e redação. Eles responderam a 90 questões de múltipla escolha, e escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema social. Eles acharam as provas interessantes, e desafiadoras, e se saíram bem em todas elas.

No segundo dia, eles fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Eles responderam a mais 90 questões de múltipla escolha, e se surpreenderam com algumas delas. Eles perceberam que havia várias questões que abordavam o agronegócio, que é o conjunto de atividades econômicas ligadas à produção e comercialização de produtos agrícolas.

Eles lembraram que o agronegócio é um dos setores que mais crescem no Brasil, e que tem uma grande importância para a economia, e para a sociedade. Eles também lembraram que o agronegócio é um dos setores que mais geram impactos ambientais, e que tem uma grande responsabilidade para com o meio ambiente, e com os animais. Eles se interessaram pelo tema, e quiseram saber mais sobre ele.

Pina e Pinato lembraram da pesquisa sobre o assunto, que leram em vários artigos na internet, que mostravam dados e análises sobre o agronegócio. Eles sabiam que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de produtos agropecuários do mundo, e que tem uma grande diversidade de culturas, como soja, milho, algodão, café, cana-de-açúcar, laranja, carne bovina, frango, suíno, entre outras. Eles também descobriram que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, e que tem uma grande área de desmatamento, principalmente na Amazônia, e no Cerrado, para dar lugar às plantações, e às pastagens.

Eles ficaram impressionados, e preocupados, com essas informações. Eles se perguntaram se o agronegócio era bom, ou ruim, para o país, e para o planeta. Eles se perguntaram se havia uma forma de conciliar o desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental, e o bem-estar animal. Pensaram e se perguntaram se havia uma forma de produzir mais, com menos recursos, e menos impactos e uma forma de consumir melhor, e mais conscientemente, os produtos agropecuários.

Ao chegar na comunidade eles resolveram conversar com seus amigos, e perguntar o que eles pensavam sobre o assunto.  Ouviram várias opiniões, e argumentos, que tentavam defender, ou criticar, o agronegócio. Algumas pessoas eram a favor do agronegócio, porque achavam que ele gerava emprego, renda, e desenvolvimento, para o país, e que contribuía para a segurança alimentar, e para a soberania nacional. Eles ouviram que outras pessoas eram contra o agronegócio, porque achavam que ele causava degradação, poluição, e desequilíbrio, para o meio ambiente, e que violava os direitos, e os interesses, dos povos indígenas, dos quilombolas, dos pequenos agricultores, e dos animais.

Eles ficaram confusos, e se perguntaram quem estava certo, e quem estava errado. Eles se perguntaram se havia uma resposta certa, ou se cada um podia ter a sua. Eles se perguntaram se havia uma solução possível, ou se o conflito era inevitável. Eles se perguntaram se eles mesmos eram a favor, ou contra, o agronegócio, ou se eles tinham uma posição mais equilibrada, e crítica, sobre ele.

Eles resolveram pensar mais sobre o assunto, e tentar entender melhor as diferentes perspectivas, e realidades, envolvidas. Eles resolveram respeitar as escolhas, e os sentimentos, de cada um. Eles resolveram valorizar as boas práticas, e as iniciativas, que buscavam promover um agronegócio mais sustentável, e mais ético. Eles resolveram agradecer pela oportunidade, e pelo aprendizado, que o Enem 2023 lhes proporcionou.

Essa foi a história de Pina e Pinato, dois meteoritos que fizeram o Enem 2023, e se depararam com as questões polêmicas sobre o agronegócio. Eles tentaram entender, mas não conseguiram resolver, esse dilema. Eles aprenderam que o agronegócio é um tema complexo, que envolve vários aspectos, e que afeta a todos, de alguma forma. Eles também aprenderam que o agronegócio é um tema atual, que exige conhecimento, e reflexão, de todos.

Espero que você tenha gostado dessa história, e que ela tenha te feito pensar sobre o agronegócio, e sobre as suas implicações, e as suas contradições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário