domingo, 24 de dezembro de 2023

Como o Natal é celebrado em diferentes países do mundo?

Como o Natal é celebrado em diferentes países do mundo?
Eduardo Fernando

O Natal é uma das datas mais importantes do calendário cristão, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Mas você sabia que existem diversas formas de celebrar o Natal em diferentes países do mundo? Neste artigo, vamos conhecer algumas tradições natalinas de cinco países: Islândia, Japão, França, China e Brasil.


Islândia: um Natal gelado e literário


Na Islândia, o Natal é uma época de muito frio, pouca luz do sol e ventos fortíssimos. Mas isso não impede os islandeses de celebrarem a data com muita alegria e criatividade. Uma das tradições mais interessantes do Natal islandês é a troca de livros na véspera do dia 25 de dezembro. Depois da ceia, as famílias se reúnem para dar e receber livros uns dos outros, e passam algum tempo lendo juntos, em silêncio, o livro que cada um ganhou. Essa tradição é tão popular que cerca de 70% dos livros lançados na Islândia saem nos últimos três meses do ano¹.


Japão: um Natal romântico e fast-food


O Japão é um país de maioria budista e xintoísta, por isso o Natal não tem o mesmo significado religioso que tem no ocidente. Mesmo assim, os japoneses adotaram algumas tradições natalinas, mas com um toque bem diferente. O Natal no Japão é mais parecido com o nosso Dia dos Namorados: é comum que os casais saiam para trocar presentes, passear pelas ruas iluminadas ou fazer jantares românticos em restaurantes. Curiosamente, muitos japoneses costumam fazer a ceia de Natal na rede de fast-food KFC, que é super popular por lá. Algumas lojas também vendem bolo de morango com chantilly, que é conhecido como "bolo de Natal", por causa das cores vermelha e branca².


França: um Natal elegante e gastronômico


A França é um país de forte tradição católica, por isso o Natal é uma data muito importante e celebrada com muita pompa e elegância. Uma das tradições mais marcantes do Natal francês é a ceia do dia 24 de dezembro, chamada de "reveillon" (sim, o mesmo nome que usamos para a virada do ano). Essa ceia costuma ser uma refeição bem demorada, podendo levar até seis horas, e inclui pratos sofisticados, como foie gras, ostras, peru recheado, queijos e vinhos. Os presentes são abertos na manhã do dia 25, depois da missa do galo. Outra tradição francesa é montar um presépio com figuras de barro, chamadas de "santons", que representam não só a cena do nascimento de Jesus, mas também personagens típicos da região da Provença³.


China: um Natal moderno e comercial


A China é um país de maioria ateísta, mas que também tem influências de religiões como o budismo, o taoísmo e o confucionismo. O Natal não é uma festa oficial na China, mas é cada vez mais comum ver as pessoas aderindo a algumas tradições ocidentais, principalmente nas grandes cidades. Algumas pessoas montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanternas. As crianças penduram meias na sala e esperam pelo Papai Noel, chamado de Dun Che Lao Ren (homem velho do Natal, em chinês). Em Hong Kong, o Natal é conhecido como Ta Chiu, uma cerimônia de renovação e paz. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu⁴.


Brasil: um Natal tropical e diversificado


O Brasil é um país de grande diversidade cultural, religiosa e geográfica, por isso o Natal é celebrado de diferentes formas em cada região. Mas algumas tradições são comuns a todo o país, como a ceia do dia 24 de dezembro, que costuma incluir pratos como peru, chester, tender, bacalhau, farofa, salpicão e rabanada. Os presentes são trocados na noite do dia 24 ou na manhã do dia 25, dependendo da família. Muitas pessoas também montam árvores de Natal, presépios e enfeitam as casas com luzes e guirlandas. Outra tradição brasileira é assistir à missa do galo, que acontece à meia-noite do dia 24, ou participar de outras celebrações religiosas, como novenas e pastoris. O Brasil também tem algumas tradições regionais, como o Papai Noel de barco no Amazonas, o bumba meu boi no Maranhão, as folias de reis em Minas Gerais e o coral das crianças no Rio Grande do Sul⁵⁶.


Referências

(1) Alguns países não comemoram o Natal; saiba quais. https://olhardigital.com.br/2023/12/23/ciencia-e-espaco/alguns-paises-nao-comemoram-o-natal-saiba-quais/.

(2) Natal pelo mundo: conheça como outros países celebram a data. https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/12/6671376-natal-pelo-mundo-conheca-como-outros-paises-celebram-a-data.html.

(3) Natal estrangeiro: como outros países comemoram o nascimento de Jesus. https://crn1.com.br/2023/12/natal-estrangeiro-como-outros-paises-comemoram-o-nascimento-de-jesus/.

(4) VEJA COMO SE COMEMORA O NATAL EM 20 PAÍSES - Tirar Visto. https://globalvisa.com.br/preview/natal-pelo-mundo/.

(5) Feliz Natal! Saiba como a data é comemorada em outros países. https://guiadoestudante.abril.com.br/dica-cultural/feliz-natal-saiba-como-a-data-e-comemorada-em-outros-paises/.

(6) Tradições de Natal em diferentes países do Mundo. https://www.natalsentido.com/paises/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário