O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos, mas nem sempre foi assim. Em 1867, o território foi comprado da Rússia por 7,2 milhões de dólares, em um dos negócios mais rentáveis da história. No entanto, recentemente, um deputado russo causou polêmica ao afirmar que o Alasca deveria voltar a pertencer à Rússia, como parte de uma compensação pelas sanções impostas pelos EUA. Neste artigo, vamos explicar os motivos dessa declaração, as reações dos americanos e as implicações geopolíticas dessa disputa.
A compra do Alasca: um dos melhores negócios da história
O Alasca foi colonizado pela Rússia no século 18, mas o império czarista não tinha muito interesse na região, que era isolada, gelada e pouco povoada. Em 1859, a Rússia ofereceu o Alasca para os Estados Unidos, mas a guerra civil norte-americana atrasou a negociação. Até que, em março de 1867, o secretário de Estado William Seward concordou com a compra daquele território praticamente inexplorado¹.
Na época, muitos criticaram a decisão de Seward, chamando-a de "loucura" ou "gelo desperdiçado". No entanto, o tempo mostrou que a aquisição foi um dos negócios mais lucrativos da história. O Alasca se revelou um enorme depósito de recursos naturais, como ouro, petróleo, gás natural, madeira, peixes e minerais. Além disso, o estado se tornou estratégico do ponto de vista militar, especialmente durante a Guerra Fria, quando os EUA instalaram bases, radares e aviões na região, próxima à fronteira com a União Soviética².
Hoje, o Alasca tem uma população de quase um milhão de habitantes e um PIB de 44 bilhões de dólares anuais. O estado produz mais de 400 vezes o que a Rússia ganhou ao vendê-lo².
A declaração do deputado russo: uma provocação política
Em 13 de março de 2022, o deputado russo Oleg Matveychev causou controvérsia ao declarar, em um programa de televisão, que o Alasca deveria voltar a pertencer à Rússia, como parte de uma compensação pelas sanções impostas pelos EUA. Segundo ele, os estragos causados pelas sanções custam dinheiro e a Rússia tem o direito de reaver o território que foi seu no passado³.
Matveychev disse que o Alasca, assim como o Fort Ross (um antigo estabelecimento russo na Califórnia) e a Antártica, são descobertas russas e, portanto, pertencem à Rússia. Ele afirmou que os EUA deveriam "pensar nas compensações" que a Rússia deve receber devido às sanções, que foram aplicadas após a invasão da Ucrânia pelos russos em 2014³.
A declaração de Matveychev foi vista como uma provocação política, sem respaldo jurídico ou histórico. De acordo com o tratado de 1867, a Rússia concordou em "ceder aos Estados Unidos todo o território e domínios agora possuídos por Sua Majestade no continente da América e nas ilhas adjacentes"⁴. Não há nenhuma cláusula que preveja a devolução ou o aluguel do Alasca, como alguns boatos já circularam na internet⁴.
A reação dos americanos: indignação e ironia
A declaração do deputado russo gerou indignação e ironia por parte dos americanos, especialmente dos alasquenses. O governador do estado, Mike Dunleavy, respondeu pelo Twitter, dizendo que "não se tivermos alguma coisa a dizer sobre isso. Temos centenas de milhares de alasquenses armados e membros do exército que vão ver isso com outro ponto de vista"³.
Outros representantes políticos do Alasca também se manifestaram, como a senadora Lisa Murkowski, que postou uma foto de uma placa com os dizeres "We don't need Russia, we have oil" (Não precisamos da Rússia, temos petróleo)³. Alguns internautas fizeram piadas com a situação, sugerindo que a Rússia poderia levar o Alasca, mas teria que ficar com o ex-presidente Donald Trump também.
As implicações geopolíticas: uma tensão crescente
A declaração do deputado russo reflete uma tensão crescente entre a Rússia e os Estados Unidos, que têm divergido em vários assuntos internacionais, como a Ucrânia, a Síria, o Irã, a Venezuela e a Coreia do Norte. O presidente Joe Biden tem adotado uma postura mais dura em relação ao líder russo Vladimir Putin, chegando a chamá-lo de "assassino" em uma entrevista⁵.
A disputa pelo Alasca é improvável que se torne uma questão séria, mas pode ser usada como uma forma de pressão ou propaganda por parte da Rússia, que busca recuperar sua influência global e desafiar o poder dos EUA. O Alasca, por sua vez, continua sendo um território vital para os interesses americanos, tanto econômicos quanto militares.
Conclusão
O Alasca é um estado americano que foi comprado da Rússia em 1867, em um dos melhores negócios da história. Recentemente, um deputado russo afirmou que o Alasca deveria voltar a pertencer à Rússia, como uma compensação pelas sanções impostas pelos EUA. Essa declaração causou polêmica, mas não tem fundamento legal ou histórico. Ela reflete, porém, uma tensão crescente entre os dois países, que têm entrado em conflito em vários temas internacionais. O Alasca é um território estratégico para os EUA, que não pretendem abrir mão dele.
Referências
(1) Deputado russo diz que Alasca deve voltar a pertencer à Rússia. https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1958588/deputado-russo-diz-que-alasca-deve-voltar-a-pertencer-a-russia.
(2) Por que a compra do Alasca pelos EUA foi um dos melhores ... - BBC. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39450057.
(3) História Hoje: há 155 anos, Alasca passava a fazer parte dos EUA. https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-10/historia-hoje-ha-155-anos-alasca-passava-fazer-parte-dos-eua.
(4) Retomada de tempos em tempos, teoria de que Alasca foi alugado ... - G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/25/retomada-de-tempos-em-tempos-teoria-de-que-alasca-foi-alugado-para-eua-por-99-anos-e-mito.ghtml.
(5) História Hoje: há 155 anos, Alasca passava a fazer parte dos EUA. https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-10/historia-hoje-ha-155-anos-alasca-passava-fazer-parte-dos-eua.
(6) Por que a compra do Alasca pelos EUA foi um dos melhores ... - BBC. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39450057.
(7) Deputado russo diz que Alasca deve voltar a pertencer à Rússia. https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1958588/deputado-russo-diz-que-alasca-deve-voltar-a-pertencer-a-russia.
(8) Retomada de tempos em tempos, teoria de que Alasca foi alugado ... - G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/25/retomada-de-tempos-em-tempos-teoria-de-que-alasca-foi-alugado-para-eua-por-99-anos-e-mito.ghtml.
Nenhum comentário:
Postar um comentário