O espaço Schengen é uma área formada por 26 países europeus que aboliram os controles de fronteiras entre si, permitindo a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Neste artigo, vamos explicar o que é o espaço Schengen, quais são os seus benefícios, como ele funciona e quais são as suas regras.
A origem do espaço Schengen
O espaço Schengen tem o seu nome inspirado na cidade de Schengen, em Luxemburgo, onde foi assinado o primeiro acordo em 1985, entre cinco países: França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O objetivo era facilitar o trânsito de pessoas e mercadorias entre esses países, eliminando os postos de controle nas fronteiras internas.
O acordo entrou em vigor em 1995 e foi gradualmente ampliado para incluir outros países da União Europeia (UE) e também países associados, como Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Atualmente, o espaço Schengen abrange quase toda a Europa Ocidental e Central, com exceção do Reino Unido, da Irlanda, da Bulgária, da Romênia, da Croácia e de Chipre, que não fazem parte do acordo, e da Albânia, da Bósnia e Herzegovina, da Macedônia do Norte, de Montenegro, da Sérvia e da Turquia, que são candidatos a aderir ao espaço Schengen.
Os benefícios do espaço Schengen
O espaço Schengen representa uma das maiores conquistas do projeto europeu, pois promove a integração, a cooperação e a mobilidade entre os países participantes. Alguns dos benefícios do espaço Schengen são:
O funcionamento do espaço Schengen
O espaço Schengen funciona com base em um conjunto de regras e mecanismos comuns, que visam garantir a segurança interna e externa da área, bem como a harmonização das políticas de imigração e asilo. Alguns desses elementos são:
Conclusão
O espaço Schengen é uma área de livre circulação que abrange 26 países europeus, que eliminaram os controles de fronteiras entre si, facilitando a vida de milhões de pessoas que viajam, estudam, trabalham e moram na Europa. O espaço Schengen também traz benefícios econômicos, sociais e culturais para os países participantes, ao estimular o turismo, o comércio e os negócios. No entanto, o espaço Schengen também implica em desafios e responsabilidades, como a garantia da segurança interna e externa, a harmonização das políticas de imigração e asilo, e o respeito aos direitos e às liberdades fundamentais dos cidadãos europeus.
Referências
(1) Espaço Schengen: saiba o que é e quais são as suas regras - Euro Dicas. https://www.eurodicas.com.br/espaco-schengen/.
(2) O espaço Schengen em síntese - Consilium. https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/schengen-area/.
(3) Alerta migratório - Espaço Schengen - Ministério das Relações .... https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/cartilhas/alerta-migratorio-espaco-schengen.
(4) Países do espaço Schengen: quais são e o que isso significa? [2022]. https://av.siteseguro.ws/blog/paises-do-espaco-schengen/.
(5) Acordo de Schengen - o que é, quais países fazem parte, como funciona. https://www.infoescola.com/geografia/acordo-de-schengen/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário