Pesquisar este blog

Traduza o site

quinta-feira, 7 de março de 2024

O retrato de Gerardus Mercator: um símbolo da cartografia moderna




A projeção de Mercator possui uma visão eurocêntrica de mundo.


PUBLICIDADE 


A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica, uma vez que a área de contato da projeção possui o formato geométrico de um cilindro. Nesse tipo de projeção, há uma distorção do tamanho das áreas, em especial as mais distantes da linha do Equador, como os polos terrestres


Gerardus Mercator foi um dos mais influentes cartógrafos da história, conhecido por sua projeção que leva seu nome, que permitiu representar o globo terrestre em um mapa plano, preservando os ângulos e as direções². Seu retrato, feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, é uma homenagem a sua genialidade e a sua contribuição para a ciência e a navegação.


A vida e a obra de Mercator


Mercator nasceu em 1512, na cidade de Rupelmonde, na Flandres, que na época fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Seu nome verdadeiro era Gerard de Kremer, mas ele latinizou seu nome para Mercator, que significa "mercador" em latim. Ele estudou filosofia, matemática e astronomia na Universidade de Lovaina, onde se interessou pela cartografia e pela fabricação de instrumentos científicos, como globos, bússolas e astrolábios.

Mercator começou a produzir mapas em 1537, baseando-se nas obras de outros cartógrafos, como Ptolomeu, Eratóstenes e Copérnico. Ele também usou as informações trazidas pelos exploradores europeus que navegavam pelo mundo, como Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães. Em 1541, ele publicou seu primeiro mapa do mundo, que mostrava o continente americano separado da Ásia e a existência de um oceano Pacífico.

Em 1552, Mercator mudou-se para Duisburg, na Alemanha, onde continuou a trabalhar em seus mapas e globos. Em 1569, ele publicou seu mapa mais famoso, que usava uma projeção cilíndrica conforme, que distorcia as áreas dos continentes, mas mantinha os ângulos e as direções corretas. Essa projeção facilitava a navegação, pois permitia traçar rotas retas entre dois pontos no mapa, que correspondiam a círculos máximos na superfície da Terra. Esse mapa ficou conhecido como a projeção de Mercator, e é ainda hoje muito usada em mapas e sistemas de geolocalização.

Em 1595, Mercator publicou sua obra-prima, o Atlas sive Cosmographicae Meditationes de Fabrica Mundi et Fabricati Figura, que continha 107 mapas de todas as regiões do mundo, acompanhados de textos históricos e geográficos. Esse foi o primeiro livro a usar o termo "atlas" para designar uma coleção de mapas. Mercator morreu em 1594, aos 82 anos, deixando um legado incomparável para a cartografia e a geografia.


A origem e a descrição do retrato


O retrato de Mercator foi feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, quando Mercator tinha 62 anos. Goltzius era um gravador e pintor holandês, considerado um dos melhores artistas do maneirismo nórdico. Hogenberg era um gravador e cartógrafo flamengo, que colaborou com Mercator em alguns de seus mapas.

O retrato é uma gravura em metal, que mostra Mercator em meio corpo, voltado para a direita, dentro de uma moldura oval com uma inscrição em latim. Ele usa um chapéu, uma jaqueta com mangas bufantes e uma gola de renda. Em sua mão direita, ele segura um compasso, com o qual ele indica um ponto no globo que ele segura com a mão esquerda. Seu compasso aponta para a Polis Magnetis, a polo magnético. No globo, o continente americano é claramente mostrado, com o Peru abaixo, segundo a inscrição.

Abaixo do retrato, há uma cartela com um texto em latim, que diz que Frans Hogenberg mandou fazer o retrato de Mercator por causa de sua admiração pelo famoso cartógrafo. O texto também menciona o ano de 1574, que é a data da gravura. O texto ao redor do retrato e na cartela foi escrito pelo poeta latino Johannes Vivianus.


A importância e a influência do retrato


O retrato de Mercator é um símbolo da cartografia moderna, pois representa o homem que revolucionou a forma de representar o mundo em um mapa. O retrato mostra Mercator como um sábio e um artista, que combinou ciência e arte para criar mapas precisos e belos. O retrato também mostra Mercator como um homem de seu tempo, que viveu em uma época de grandes descobertas geográficas e científicas, e que contribuiu para o avanço do conhecimento humano.

O retrato de Mercator teve uma grande influência na iconografia dos cartógrafos, pois foi copiado e reproduzido por vários artistas, como Philips Galle, Jodocus Hondius e Willem Blaeu. O retrato também foi usado como modelo para outros retratos de cartógrafos famosos, como Abraham Ortelius, Guillaume Delisle e Nicolas Sanson. O retrato de Mercator é, assim, uma referência para a história da cartografia e da cultura visual.


Conclusão


O retrato de Gerardus Mercator, feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, é uma obra de arte que homenageia o grande cartógrafo flamengo, que criou a projeção de Mercator e o primeiro atlas do mundo. O retrato mostra Mercator como um gênio da cartografia, que usou seu compasso e seu globo para representar o mundo de forma inovadora e precisa. O retrato também mostra Mercator como um homem renascentista, que viveu em uma época de exploração e descoberta, e que deixou um legado imenso para a ciência e a arte.





Referências


(1) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (attributed to), after .... https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/RP-P-OB-10.152.

(2) Portret van Gerard Mercator | Musea Brugge. https://www.museabrugge.be/collection/work/id/2014_GRO1150_III.

(3) Portret van Gerardus Mercator, Philips Galle, naar Hendrick Goltzius .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-1910-1474.

(4) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (toegeschreven aan .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-10.152.

(5) File : Portret van Jodocus Hondius en Gerard Mercator, RP-P-1892-A .... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portret_van_Jodocus_Hondius_en_Gerard_Mercator,_RP-P-1892-A-17310.jpg.

(6) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (attributed to), after .... https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/RP-P-OB-10.152.

(7) Portret van Gerard Mercator | Musea Brugge. https://www.museabrugge.be/collection/work/id/2014_GRO1150_III.

(8) Portret van Gerardus Mercator, Philips Galle, naar Hendrick Goltzius .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-1910-1474.

(9) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (toegeschreven aan .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-10.152.

(10) File : Portret van Jodocus Hondius en Gerard Mercator, RP-P-1892-A .... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portret_van_Jodocus_Hondius_en_Gerard_Mercator,_RP-P-1892-A-17310.jpg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário