A projeção de Mercator possui uma visão eurocêntrica de mundo. |
PUBLICIDADE
Gerardus Mercator foi um dos mais influentes cartógrafos da história, conhecido por sua projeção que leva seu nome, que permitiu representar o globo terrestre em um mapa plano, preservando os ângulos e as direções². Seu retrato, feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, é uma homenagem a sua genialidade e a sua contribuição para a ciência e a navegação.
A vida e a obra de Mercator
Mercator nasceu em 1512, na cidade de Rupelmonde, na Flandres, que na época fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Seu nome verdadeiro era Gerard de Kremer, mas ele latinizou seu nome para Mercator, que significa "mercador" em latim. Ele estudou filosofia, matemática e astronomia na Universidade de Lovaina, onde se interessou pela cartografia e pela fabricação de instrumentos científicos, como globos, bússolas e astrolábios.
Mercator começou a produzir mapas em 1537, baseando-se nas obras de outros cartógrafos, como Ptolomeu, Eratóstenes e Copérnico. Ele também usou as informações trazidas pelos exploradores europeus que navegavam pelo mundo, como Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães. Em 1541, ele publicou seu primeiro mapa do mundo, que mostrava o continente americano separado da Ásia e a existência de um oceano Pacífico.
Em 1552, Mercator mudou-se para Duisburg, na Alemanha, onde continuou a trabalhar em seus mapas e globos. Em 1569, ele publicou seu mapa mais famoso, que usava uma projeção cilíndrica conforme, que distorcia as áreas dos continentes, mas mantinha os ângulos e as direções corretas. Essa projeção facilitava a navegação, pois permitia traçar rotas retas entre dois pontos no mapa, que correspondiam a círculos máximos na superfície da Terra. Esse mapa ficou conhecido como a projeção de Mercator, e é ainda hoje muito usada em mapas e sistemas de geolocalização.
Em 1595, Mercator publicou sua obra-prima, o Atlas sive Cosmographicae Meditationes de Fabrica Mundi et Fabricati Figura, que continha 107 mapas de todas as regiões do mundo, acompanhados de textos históricos e geográficos. Esse foi o primeiro livro a usar o termo "atlas" para designar uma coleção de mapas. Mercator morreu em 1594, aos 82 anos, deixando um legado incomparável para a cartografia e a geografia.
A origem e a descrição do retrato
O retrato de Mercator foi feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, quando Mercator tinha 62 anos. Goltzius era um gravador e pintor holandês, considerado um dos melhores artistas do maneirismo nórdico. Hogenberg era um gravador e cartógrafo flamengo, que colaborou com Mercator em alguns de seus mapas.
O retrato é uma gravura em metal, que mostra Mercator em meio corpo, voltado para a direita, dentro de uma moldura oval com uma inscrição em latim. Ele usa um chapéu, uma jaqueta com mangas bufantes e uma gola de renda. Em sua mão direita, ele segura um compasso, com o qual ele indica um ponto no globo que ele segura com a mão esquerda. Seu compasso aponta para a Polis Magnetis, a polo magnético. No globo, o continente americano é claramente mostrado, com o Peru abaixo, segundo a inscrição.
Abaixo do retrato, há uma cartela com um texto em latim, que diz que Frans Hogenberg mandou fazer o retrato de Mercator por causa de sua admiração pelo famoso cartógrafo. O texto também menciona o ano de 1574, que é a data da gravura. O texto ao redor do retrato e na cartela foi escrito pelo poeta latino Johannes Vivianus.
A importância e a influência do retrato
O retrato de Mercator é um símbolo da cartografia moderna, pois representa o homem que revolucionou a forma de representar o mundo em um mapa. O retrato mostra Mercator como um sábio e um artista, que combinou ciência e arte para criar mapas precisos e belos. O retrato também mostra Mercator como um homem de seu tempo, que viveu em uma época de grandes descobertas geográficas e científicas, e que contribuiu para o avanço do conhecimento humano.
O retrato de Mercator teve uma grande influência na iconografia dos cartógrafos, pois foi copiado e reproduzido por vários artistas, como Philips Galle, Jodocus Hondius e Willem Blaeu. O retrato também foi usado como modelo para outros retratos de cartógrafos famosos, como Abraham Ortelius, Guillaume Delisle e Nicolas Sanson. O retrato de Mercator é, assim, uma referência para a história da cartografia e da cultura visual.
Conclusão
O retrato de Gerardus Mercator, feito por Hendrick Goltzius (atribuído a) depois de Frans Hogenberg, em 1574, é uma obra de arte que homenageia o grande cartógrafo flamengo, que criou a projeção de Mercator e o primeiro atlas do mundo. O retrato mostra Mercator como um gênio da cartografia, que usou seu compasso e seu globo para representar o mundo de forma inovadora e precisa. O retrato também mostra Mercator como um homem renascentista, que viveu em uma época de exploração e descoberta, e que deixou um legado imenso para a ciência e a arte.
Referências
(1) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (attributed to), after .... https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/RP-P-OB-10.152.
(2) Portret van Gerard Mercator | Musea Brugge. https://www.museabrugge.be/collection/work/id/2014_GRO1150_III.
(3) Portret van Gerardus Mercator, Philips Galle, naar Hendrick Goltzius .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-1910-1474.
(4) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (toegeschreven aan .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-10.152.
(5) File : Portret van Jodocus Hondius en Gerard Mercator, RP-P-1892-A .... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portret_van_Jodocus_Hondius_en_Gerard_Mercator,_RP-P-1892-A-17310.jpg.
(6) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (attributed to), after .... https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/RP-P-OB-10.152.
(7) Portret van Gerard Mercator | Musea Brugge. https://www.museabrugge.be/collection/work/id/2014_GRO1150_III.
(8) Portret van Gerardus Mercator, Philips Galle, naar Hendrick Goltzius .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-1910-1474.
(9) Portret van Gerardus Mercator, Hendrick Goltzius (toegeschreven aan .... https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-10.152.
(10) File : Portret van Jodocus Hondius en Gerard Mercator, RP-P-1892-A .... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portret_van_Jodocus_Hondius_en_Gerard_Mercator,_RP-P-1892-A-17310.jpg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário