O que são e para que servem esses recursos?
Tirinhas e história em quadrinhos são gêneros textuais que combinam linguagem verbal e não verbal, ou seja, texto e imagem, para contar uma história de forma divertida e criativa. Elas podem ser usadas para trabalhar a leitura, a interpretação, a escrita, a gramática, o vocabulário, a ortografia, a pontuação, a coerência, a coesão, a argumentação, a ironia, o humor, a crítica, a cultura, a cidadania, entre outros conteúdos.
Mapa mental e conceitual são ferramentas visuais que ajudam a organizar e a representar o conhecimento de forma esquemática e hierárquica. Eles podem ser usados para trabalhar a memorização, a compreensão, a síntese, a análise, a criatividade, o raciocínio, a solução de problemas, a pesquisa, o estudo, a revisão, entre outros conteúdos.
Como trabalhar com os alunos tirinhas, história em quadrinhos, mapa mental e conceitual?
Para trabalhar com os alunos tirinhas, história em quadrinhos, mapa mental e conceitual, é preciso seguir alguns passos, como:
- Selecionar os recursos adequados ao tema, ao objetivo e ao nível de ensino dos alunos. Por exemplo, se o tema é a alimentação saudável, pode-se escolher uma tirinha que aborde esse assunto de forma humorística, uma história em quadrinhos que mostre os benefícios e os malefícios de certos alimentos, um mapa mental que relacione os grupos alimentares e as suas funções, e um mapa conceitual que explique os conceitos de nutrição e de dieta.
- Apresentar os recursos aos alunos, explicando as suas características, as suas vantagens e as suas formas de uso. Por exemplo, se o recurso é uma tirinha, pode-se explicar que ela é formada por quadros, que contêm imagens e textos, que podem ser falas, pensamentos, sons ou legendas, que são indicados por diferentes tipos de balões, e que ela tem uma sequência lógica e temporal, que pode ser linear ou não, e que ela tem um objetivo, que pode ser informar, divertir, persuadir ou criticar.
- Propor atividades que envolvam os recursos, de forma individual, em dupla ou em grupo, de acordo com a proposta pedagógica. Por exemplo, se a atividade é criar uma tirinha, pode-se pedir aos alunos que escolham um tema, que definam os personagens, o cenário, o enredo, o conflito, o clímax e o desfecho, que façam um rascunho, que revisem o texto e a imagem, que façam a versão final, que compartilhem com os colegas e que avaliem o trabalho.
- Acompanhar e orientar os alunos durante as atividades, tirando dúvidas, dando sugestões, elogiando, corrigindo, incentivando, mediando, avaliando. Por exemplo, se o aluno está fazendo um mapa mental, pode-se orientá-lo a usar cores, símbolos, imagens, palavras-chave, setas, ramos, para facilitar a visualização e a memorização das informações, e a seguir uma ordem lógica e hierárquica, partindo do tema central para os subtemas e os detalhes.
Quais são os benefícios de trabalhar com os alunos tirinhas, história em quadrinhos, mapa mental e conceitual?
Trabalhar com os alunos tirinhas, história em quadrinhos, mapa mental e conceitual traz vários benefícios, como:
- Desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, ampliando o seu repertório, o seu vocabulário, a sua gramática, a sua ortografia, a sua pontuação, a sua coerência, a sua coesão, a sua argumentação, a sua criatividade, a sua expressão, a sua comunicação.
- Desenvolver a competência cognitiva dos alunos, estimulando o seu pensamento, o seu raciocínio, a sua análise, a sua síntese, a sua compreensão, a sua memorização, a sua solução de problemas, a sua pesquisa, o seu estudo, a sua revisão.
- Desenvolver a competência socioemocional dos alunos, favorecendo o seu interesse, a sua motivação, a sua atenção, a sua concentração, a sua autoestima, a sua autonomia, a sua cooperação, a sua interação, a sua participação, a sua reflexão, a sua crítica, a sua cidadania.
Conclusão
Trabalhar com os alunos tirinhas, história em quadrinhos, mapa mental e conceitual é uma forma de tornar o ensino e a aprendizagem mais dinâmicos, divertidos, significativos e eficazes, pois envolve diferentes linguagens, habilidades, conteúdos e estratégias, que atendem às necessidades, às preferências e às potencialidades dos alunos. Esses recursos podem ser usados em diferentes disciplinas, temas, objetivos e níveis de ensino, desde que sejam bem planejados, aplicados e avaliados pelo professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário