Pesquisar este blog

Traduza o site

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

O pedaço da Amazônia onde se fala japonês



Como os imigrantes okinawanos preservaram sua língua e cultura no Brasil


O Brasil é o país com a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão. Mas você sabia que muitos desses imigrantes não vieram da ilha principal do Japão, mas de uma província chamada Okinawa, no sul do arquipélago?


Okinawa tem uma história e uma cultura próprias, que se desenvolveram a partir de um reino independente que mantinha relações comerciais com a China, o Sudeste Asiático e a Europa. Okinawa também tem uma língua diferente do japonês, que é considerada patrimônio cultural em perigo pela Unesco.


No entanto, no Brasil, essa língua e essa cultura se mantiveram vivas graças aos imigrantes okinawanos que chegaram ao país no século 20, fugindo da pobreza e da guerra. Eles se estabeleceram principalmente na região Norte, onde encontraram terras férteis e clima tropical.


Nessa parte da Amazônia, os okinawanos formaram comunidades que preservaram seus costumes, sua música, sua dança e sua culinária. Eles também continuaram a falar sua língua entre si e a ensiná-la para seus filhos e netos.



Hoje, muitos descendentes de okinawanos no Brasil ainda se comunicam em okinawano, e alguns até viajam para o Japão para estudar e divulgar o idioma. Eles também mantêm associações culturais que promovem eventos e atividades para valorizar e difundir sua herança okinawana.


Assim, o Brasil se tornou um dos lugares onde se fala japonês, mas também um dos lugares onde se fala okinawano, uma língua que quase não se usa mais no Japão. Esse é um exemplo de como a imigração enriqueceu a diversidade linguística e cultural do país.


O okinawano é uma língua falada na prefeitura de Okinawa, no sul do Japão. Ele faz parte da família das línguas ryukyuanas, que são diferentes do japonês. O okinawano tem vários dialetos e uma escrita própria, chamada kana de Okinawa. O japonês é a língua oficial do Japão e é falado pela maioria da população. Ele pertence à família das línguas japônicas e tem três sistemas de escrita: hiragana, katakana e kanji. ¹²


A culinária okinawana é a cozinha típica da prefeitura de Okinawa, que tem influências da China, do Sudeste Asiático e dos Estados Unidos. Ela se baseia fortemente em carnes, especialmente de porco, e em vegetais tropicais, como o melão-amargo e a batata-doce. Alguns pratos típicos da culinária okinawana são:


- Okinawa soba: um macarrão feito de farinha de trigo, servido com caldo de carne de porco, cebolinha e pedaços de carne de porco cozida. ⁴

- Goya chanpuru: um refogado de melão-amargo, tofu, ovos, carne de porco e brotos de feijão. Chanpuru significa \"mistura\" em okinawano. ⁵

- Rafute: um prato de carne de porco cozida lentamente em molho de shoyu, açúcar mascavo e awamori (uma bebida alcoólica destilada de arroz). ⁶

- Sata andagi: um bolinho frito de massa doce, semelhante ao donut. Sata significa \"açúcar\" e andagi significa \"frito\" em okinawano. ⁶

- Zenzai: uma sobremesa de feijão azuki cozido em calda de açúcar, servido com cubos de gelo e mochi (bolinho de arroz glutinoso). ⁶


Referências


(1) Compreendendo as diferenças entre Okinawa e Japão | City-Cost. https://www.city-cost.com/pt/blogs/City-Cost/Gype3-living_food_okinawa.

(2) Okinawa – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Okinawa.

(3) Conheça 5 pratos Okinawanos e sua história. https://www.alemdosushi.com.br/post/conhe%C3%A7a-pratos-okinawanos-e-sua-hist%C3%B3ria.

(4) Culinária de Okinawa – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_de_Okinawa.

(5) Os sabores de Okinawa - Hashitag. https://madeinjapan.com.br/2014/07/08/os-sabores-de-okinawa/.

(6) Okinawa: conheça a história e as paisagens da "Noronha" do Japão - UOL. https://www.uol.com.br/nossa/reportagens-especiais/por-que-okinawa-a-noronha-do-japao-e-tao-diferente-do-resto-do-pais-/.

(7) Evidências linguísticas apontam a Amazônia como berço de civilizações. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/evidencias-linguisticas-apontam-amazonia-como-berco-de-civilizacoes.phtml.

(8) Os descendentes que preservaram no Brasil uma língua que quase não se .... https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42775209.

(9) 6 palavras que o brasileiro herdou do japonês | Mundo | G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/06/6-palavras-que-o-brasileiro-herdou-do-japones.ghtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário